terça-feira, 1 de março de 2011

Nunca é tarde para uma vida saudável.

Mesmo as pessoas que já estão chegando aos 50 anos e nunca se preocuparam com a saúde podem ter uma velhice em boa forma. Isso só depende da vontade da pessoa em corres atrás do tempo perdido e mudar seus hábitos de vida. O médico Wilson Jacob Filho que é diretor do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo diz, “Modificar os maus hábitos aos 50 anos é quase tão bom quanto nunca tê-los tido”.  Praticar exercícios, não fumar, comer comidas saudáveis, dormir bem, evitar stress é a principal receita para o melhor envelhecimento. No livro Você: Manual do Proprietário, lançado nos Estados Unidos, os médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz ensinam de uma forma bem fácil e até divertida como prevenir os efeitos do envelhecimento. Em seu primeiro capítulo dão a primeira e valiosa dica para a prevenção:“ Conhecer o seu corpo lhe dá o poder de mudá-lo, mantê-lo e fortalecê-lo”. 

Uma boa alimentação e exercícios é a dica para uma vida saudável. 


Para mudar de vida só é necessário força de vontade e seguir algumas dicas dadas pelos cardiologistas Marcus Malachias e Daniel Magnoni: nunca vá para a mesa com muita fome.  Comer rápido demais, e não mastigar direito os alimentos faz com que o cérebro demore a receber informações de saciedade, e você acaba comendo muito mais que o necessário. É importante todos os dias estar inseridos na sua alimentação frutas e vegetais e no mínimo 3 vezes por semana peixes. Beber pelo menos 1,5 litros de água, e é claro praticar exercícios. Caminhar todos os dias, andar de bicicleta, nadar e fazer musculação3 vezes por semana , sempre fazendo alongamento no final das atividades. Os benefícios sentidos pelas pessoas que adotam os novos hábitos de vida, não demoram a serem sentidos. Michael Roizen que é médico da Cleveland Clinic, diz: “ Em geral, num prazo que não ultrapassa três semanas, você passa a se sentir melhor. E, em três meses, já percebe que tem mais energia.” 




Seu cuidado com o corpo esta estampado em você

 “A aparência física é o espelho do autocuidado”. Essa é uma definição do médico Renato Maia Guimarães que é presidente da Associação internacional de Gerontologia e Geriatria. Uma pessoa que esta sempre preocupada com a sua saúde, que tem uma rotina de passar filtro solar, bebe pelo menos 1,5 de água por dia, não fuma, terá maior probabilidade de ter a pele bonita. A aparência bucal também conta, para Renato, “quem não cuida da saúde bucal não cuida de vários outros aspectos”. O quanto dominamos o nosso organismo esta estampado em nossa aparência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário